8 formas de controlar a ansiedade exagerada que atrapalha sua vida
Psicologia & comportamento

8 formas de controlar a ansiedade exagerada que atrapalha sua vida

Pessoas ansiosas tendem a pensar em demasiado no futuro e a tentar predizê-lo, dando maior importância aos aspectos negativos, ignorando as evidências do contrário.

Consequentemente, mantêm a mente sobrecarregada, experienciam sensações fisiológicas desagradáveis e não conseguem focar no momento presente, ignorando soluções óbvias para os problemas.

Hoje trago mais algumas dicas para controlar a ansiedade exagerada, que é um transtorno muito comum entre nós:

1. Anote o que te incomoda. Reconheça que a preocupação existe e não tente lutar contra ela.

2. Peça ajuda a algo superior. A Deus, ao universo ou ao “que você acredita”, que te dê força e sabedoria para lidar com as suas aflições.

3. Faça algo que você vinha adiando, mesmo que seja uma tarefa bem pequena e tente prestar atenção na satisfação que você terá após a conclusão.

4. Leia um livro. Além de desfocar a sua mente do problema, vai te agregar conhecimento.

5. Pare o que estiver fazendo e, em local adequado, feche os olhos e tente se lembrar das dádivas existentes em sua vida, sejam materiais, pessoais ou espirituais.

6. Exercite-se. Dê uma volta de bicicleta ou faça uma caminhada. É cientificamente comprovado que, com a prática de exercício físico o organismo produz uma série de hormônios, como a testosterona, a adrenalina, o cortisol e as endorfinas. Isso se traduz em sensações de relaxamento e bem-estar, além de outros benefícios.

7. Reserve alguns instantes se dedicar ao que você gosta. Tente buscar soluções alternativas para problemas comuns. Não se preocupe – seus problemas ainda estarão lá quando você voltar.

8. Peça opinião, converse com alguém. Você verá que muitas pessoas passam pelos mesmos problemas e poderá encontrar soluções que nem imaginava que poderiam dar certo.

E aí, pronto para começar? Caso a ansiedade persista atrapalhando sua vida, mesmo depois de seguir todas as dicas, procure um psicólogo. Ele te guiará rumo ao autoconhecimento e à elaboração das suas angústias.

As dicas foram baseadas no livro 10 Passos para controlar a ansiedade, de Joeverton Rodrigo Santos.

Leia também:

Sobre o autor/a autora

José Geraldo
José GeraldoPsicólogo

Psicólogo Clínico formado pelo Unileste-MG e especializando em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo NEPSI-Ipatinga. Trabalha com atendimento terapêutico e orientação psicológica com adultos e adolescentes. Atualmente atua em consultório particular e no CRAS. Acredita que não é a situação que determina o tamanho do sofrimento do sujeito; é a sua percepção sobre a mesma, se baseando em formas de pensar e crenças adquiridas ao longo da vida. Seu trabalho consiste em ensinar o cliente a questionar e reestruturar pensamentos e crenças desadaptativas através de técnicas estruturadas da TCC, com eficácia cientificamente comprovada para, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida.

Escreva um comentário

Clique aqui para postar um comentário

Curta Caminhos no Facebook