9 passos para perdoar
Psicologia & comportamento

9 passos para perdoar

Aprenda mais sobre o perdão

“Perdoar é o ato de dissolver a raiva por completo. E não significa apenas colocar uma pedra sobre o assunto.”
Leonardo Bueno

1. Procure saber exatamente como se sente em relação ao ocorrido e reconheça o que há de errado. Depois, relate isso para uma ou duas pessoas de sua confiança.

2. Comprometa-se consigo próprio para buscar o necessário para sentir-se bem. Quem está exercitando o perdão é você; não precisa divulgar sua decisão.

3. Procure entender seu objetivo. Perdoar não significa que é preciso reconciliar-se com o seu ofensor ou tornar-se amigo dele. O importante é buscar sua paz interior.

4. Tente adquirir uma perspectiva real do ocorrido. Reconheça que sua angústia é consequência dos sentimentos que você alimenta.

5. Ao sentir-se aflito, pratique técnicas de controle do estresse para aliviar este sentimento negativo.

6. Não espere nada em troca, de pessoas ou de sua própria vida. Você pode atrair coisas boas ao se esforçar. Mas pode sofrer se criar expectativas de reconhecimento.

7. Coloque sua energia em busca de objetivos positivos que não sejam semelhantes à experiência que o feriu. Não repita mentalmente sua mágoa.

8. Uma vida bem vivida é a sua melhor vingança. Em vez de focar em suas mágoas, dando poder à pessoa que lhe provocou dor, aprenda a apreciar sentimentos positivos.

9. Altere a sua história de ressentimento de forma que você lembre-se dela ressaltando sua escolha em perdoar. Não seja a vítima, mas o herói da história que contar.

 

CONTI outra

Leia também:

Gostou? Compartilhe! Obrigado 🙂

Escreva um comentário

Clique aqui para postar um comentário

Curta Caminhos no Facebook

151