sexta-feira, 29 maio 2020

“Não agrade os ingratos, nem sirva aos folgados”

Precisamos parar de tentar agradar aos ingratos, de servir gente folgada, de nutrir amizades duvidosas, para que possamos percorrer somente os encontros verdadeiros.
Início Comportamento 20 dicas para levar uma vida mais saudável e mais feliz

20 dicas para levar uma vida mais saudável e mais feliz

Para ser feliz, é necessário cuidar de si mesmo e conquistar sua felicidade diariamente. Conheça algumas dicas que podem lhe ser úteis nesse caminho.

- Caminhos recomenda -

1. Seja grato pela vida

Contemple a vida, seja grato por cada dia, por todas as experiências vividas, mesmo aquelas negativas, pois também (e principalmente) elas nos fazem crescer.

2. Reconheça que você é um aprendiz

Quem acha que sabe tudo, se fecha para o aprendizado de novas coisas, o que freia seu crescimento. Seja humilde, entenda que todos sabemos ainda muito pouco, seja aberto para novas lições trazidas pela vida e aprenda sempre mais e mais.

3. Divirta-se e curta a vida

Tome tempo conscientemente para se divertir e de vez em quando tenha a coragem de brincar como uma criança. Como adultos, costumamos esquecer como é aquela diversão despreocupada da infância. A vida tem seu lado sério, que não deve ser esquecido jamais, e não devemos esperar da vida somente diversão, mas divertir-se regularmente é extremamente importante para a saúde, tanto no nível físico, mental e espiritual. Então, corra, pule, dance e se divirta da melhor forma possível, esquecendo por um momento todos os problemas da vida! Sim, curta a vida, e não se esqueça de manter os olhos abertos para as inúmeras coisas boas e para a beleza que sempre há em torno de nós.

4. Sorria

Com certeza: o melhor remédio que existe para qualquer mal é realmente sorrir. Quem sorri muito, educa seu corpo, seu cérebro e assume assim uma postura mais positiva em relação à vida.

5. Durma o suficiente

- Publicidade -

O cansaço por dormir pouco deixa a pessoa de mau humor e pode torná-la desagradável para outras pessoas. Dormir pouco também faz mal à saúde. Não vá muito tarde para a cama, cuide para que seu quarto seja um ambiente agradável e para que sua cama seja boa o suficiente, de forma que você realmente possa descansar seu corpo, sua mente e sua alma. Recarregue suas energias para poder encontrar-se com o novo dia com muita força e disposição.

6. Se alimente bem e pratique esportes

Pode parecer uma dica banal, mas isso é verdade! Uma boa alimentação é muito importante, já que diariamente nascem novas células em seu corpo e essas células são formadas, claro, daquilo que você ingere como alimento. Ou seja: tudo que você come ou bebe, vira você! Ou ao contrário: você é aquilo que você come e bebe!

E lembre-se: o corpo humano foi feito para andar, correr, ou seja: para se movimentar. É algo que vem dos tempos em que seres humanos tinham que caçar para sobreviver. E hoje se sabe: a falta de movimento propicia diversos problemas físicos, como a obesidade, problemas digestivos e circulatórios e mesmo depressão.

Portanto, cuide bem de seu corpo, movimentando-se e alimentando-se de uma forma saudável.

7. Peça desculpas quando fizer algum erro

Desculpar-se quando se percebe que estava errado em alguma coisa não é somente importante para nossas relações pessoais, mas também para nosso próprio bem-estar, já que o sentimento de “culpa” é algo que nos corrói por dentro, fazendo mal a nós mesmos.

8. Perdoe

…tanto aos outros como a você mesmo. Ninguém é perfeito, nem você, nem eu, nem seus pais, nem seus amigos, nem seu chefe… Realmente ninguém! Haja com serenidade quando alguém errar, mesmo quando você errar. Seja complacente com os outros, mas mais ainda com você mesmo.

9. Seja gentil e tolerante

Sorria para as pessoas, segure a porta para alguém passar, seja educado, mostre sua gratidão e trate as pessoas com respeito, com o mesmo respeito que você também gostaria de receber.

Seja tolerante. Aceite os outros como eles são, respeite-os como eles são, sem nunca tentar mudar as outras pessoas. Tente cuidar pera que o dia de todos que você encontra seja um dia agradável.

Simples assim: se todos os seres humanos conseguissem viver com mais gentileza e tolerância, este mundo seria muito mais agradável. Para todos!

10. Escute

O dom de escutar é algo que infelizmente não é dominado por todo mundo. Isso não é nenhuma surpresa, pois, quando crianças, aprendemos muitas coisas: falar, ler, escrever… Mas não aprendemos a escutar. Seja diferente da massa, exercite esse dom e escute realmente o que as pessoas dizem, já que todos nós queremos ser escutados! Isso é uma necessidade humana básica. E mostre ao outro que, além de escutar direito, você também se interessa realmente por seus sentimentos, suas ideias, seus pensamentos e suas experiências vividas. Isso fará com que ele se sinta bem e que você cresça interiormente.

11. Cuide de sua vida e não se preocupe com a opinião alheia

Pessoas felizes entendem que são 100% responsáveis por suas próprias vidas. Assuma, portanto, a responsabilidade por sua vida, cuidando dela, buscando ser pleno e verdadeiro, caminhando com as próprias pernas e agindo de acordo com aquilo que acredita, sem se preocupar com a opinião dos outros. Todo ser humano tem o direito de seguir o próprio caminho e ser assim como ele é verdadeiramente, sem sere julgado por terceiros.

12. Tenha tempo para aquelas pessoas que realmente se preocupam com você e lhe fazem bem

Muitas vezes, nos ocupamos muitos com aquelas pessoas que nos fazem mal, que nos decepcionam constantemente, que não nos tratam com respeito e não encontramos tempo para quem nos faz bem e que realmente se preocupa conosco. Isso não é justo! Seja mais seletivo e empregue seu tempo de uma forma mais justa e produtiva: ocupando-se com aquelas pessoas que são verdadeiramente importantes e vire as costas para aqueles que não lhe tratam com a devida atenção e respeito.

Busque amizades verdadeiras e pessoas que tenham o mesmo senso ético seu, que lhe respeitem e dividam com você aquilo que é realmente essencial. E nunca esqueça de dizer àqueles que estão bem perto de você o quanto você os ama e estima.

13. Tenha consciência do quanto sua postura interior é importante

Busque o lado positivo da vida e uma postura interior que lhe faça bem. Ao invés de andar frustado, irado, de mau humor, mude sua postura e sorria. Pare de reagir de forma negativa às pessoas e coisas à sua volta, interiorizando que não são as outras pessoas ou as coisas que lhe fazem mal, mas sim a forma que você lida com elas e a importância que você as dedica. E lembre-se: uma postura negativa (de inveja, de ódio, de insatisfação…) faz mal principalmente a você mesmo. Além disso: energia positiva contagia. Mas a negativa também!

14. Seja otimista e acredite em você mesmo

É claro que você tem seus defeitos, seus limites, suas falhas, como todo mundo. Mas isso não é motivo para duvidar de suas capacidades. Encontre o futuro com otimismo e autoestima, jamais transformando suas expectativas em medo e acreditando em você!

15. Seja honesto consigo mesmo

Otimismo é bom e importante, mas seja sempre realista. Seja honesto consigo mesmo, reconhecendo seus limites, aceitando suas fraquezas e sabendo que ninguém jamais lhe aceitará como você realmente é se você não for o primeiro

16. Busque atividades que despertem dentro de você a paixão pelo que faz

O ideal seria trabalhar com algo que você goste de fazer, de corpo e alma. Mas sabemos que isso nem sempre é possível. Muitas vezes, trabalhamos com algo que não preenche. Se for possível, mude isso urgentemente, mas se não for, busque outras atividades que compensem isso, coisas que você realmente goste de fazer com entusiasmo e muito prazer. Tanto faz o que seja: dançar, desenhar, cantar, escrever poemas, cuidar de animais… Tanto faz mesmo! O importante é que você realmente goste e que lhe faça bem.

17. Aceite os desafios trazidos pela vida, mas não faça tudo sozinho

A vida exige muito de você? Aceite isso. Enfrente os desafios, tente vencê-los e cresça, mas nunca se esqueça de olhar se não existem pessoas que possam lhe ajudar com eles.

18. Seja generoso

Seja sempre generoso: com seu dinheiro, seu tempo, seu amor, partilhando o que você tem com os demais à sua volta. E se você acha que há pessoas que não merecem sua generosidade, seja generoso assim mesmo, lembrando-se sempre de uma lei básica do universo: tudo o que você dá, retorna um dia quando você menos esperar e mais precisar.

19. Tenha a coragem de levantar-se

Na vida, de nada adianta ficar sentado esperando que as coisas mudem. Se você quer mudar alguma coisa, levante-se e faça algo para que isso aconteça.

20. Não tenha medo de ser feliz! 🙂

- Publicidade -

A autora/o autor:

Comente via Facebook

Latest Posts

Muitos sobreviverão à Covid 19, mas permanecerão mortos por dentro

Muitos sobreviverão à Covid 19, mas permanecerão mortos por dentro. E o pior é que teste médico algum é capaz de diagnosticar isso.

Ser gay é falta de gás carbônico

A teoria de que para ser gay nasta respirar pouco gás carbônico, com exemplos concretos e muita ironia. Vale a pena a leitura, mais ainda a reflexão.

Fique com alguém que você aceite. Ninguém muda ninguém.

Aceitar não quer dizer que você deve ser permissivo com aquilo que te faz mal. Significa que você deve analisar bem aquilo...