quarta-feira, 15 julho 2020

“Não agrade os ingratos, nem sirva aos folgados”

Precisamos parar de tentar agradar aos ingratos, de servir gente folgada, de nutrir amizades duvidosas, para que possamos percorrer somente os encontros verdadeiros.
Início Família O primeiro filho é o mais inteligente, afirmam cientistas alemães

O primeiro filho é o mais inteligente, afirmam cientistas alemães

- Caminhos recomenda -

Segundo uma pesquisa da Universidade de Leipzig, na Alemanha, o filho (ou filha) primogênito seria o mais inteligente entre os irmãos. Veja a seguir porque essa diferença entre o primeiro filho e os demais.

O IQ do primeiro filho nascido seria mais alto, segundo os cientistas, por dois motivos:

– a inteligência do primogênito aumenta através do fato dele ajudar e ensinar os irmãos mais novos. Isso requer dele uma maior concentração e a capacidade de reproduzir o que ele mesmo já aprendeu, o que exercitaria seu cérebro;

– o filho primogênito seria também o único dos filhos que recebe a atenção exclusiva dos pais. Todos os demais irmãos recebem uma atenção dividida. Isso, segundo os pesquisadores, favorece o desenvolvimento de sua inteligência.

- Publicidade -


Ou seja: essa diferença de inteligência se deve à educação e à criação.  Ela não é resultado de fatores biológicos.

Portanto, se você é mais velho do que seus irmãos e/ou irmãs, é provável que seja o mais esperto ou a mais esperta de todos.

Entretanto, a diferença não é muito grande. Os pesquisadores da Universidade de Leipzig, que realizaram o estudo, estimam uma queda de 1,5 pontos de QI por irmão.

Em famílias com somente dois filhos, o mais velho não é necessariamente mais inteligente. Ele tem uma chance 60% de ter um QI mais elevado, o que dá a seu irmão mais jovem uma forte chance de ultrapassá-lo.

Três estudos envolvendo mais de 20 mil pessoas

Os pesquisadores da Universidade de Leipzig analisaram resultados de três estudos anteriores envolvendo mais de 20.000 pessoas.

A cientista Dr. Julia Rohrer acredita que “um número maior de filhos reduz os recursos dos pais. Enquanto o que nasce primeiro recebe toda a atenção materna e paterna, pelo menos por alguns meses ou anos, os filhos seguintes já nascem tendo que dividir de início os recursos que os pais podem oferecer”.

Outro fator é, como já dito, o fato do irmão mais velho (ou irmã mais velha) desenvolver suas capacidades cognitivas ao assumir um papel de tutor e ensinar o que já sabe aos irmãos. Quando ele explica aos irmãos mais novos, por exemplo, como o mundo funciona, ele mesmo se recorda do que já aprendeu, estrutura melhor seus conhecimentos e melhora assim sua inteligência.

- Publicidade -

A autora/o autor:

Comente via Facebook

Latest Posts

Muitos sobreviverão à Covid 19, mas permanecerão mortos por dentro

Muitos sobreviverão à Covid 19, mas permanecerão mortos por dentro. E o pior é que teste médico algum é capaz de diagnosticar isso.

Ser gay é falta de gás carbônico

A teoria de que para ser gay nasta respirar pouco gás carbônico, com exemplos concretos e muita ironia. Vale a pena a leitura, mais ainda a reflexão.

Fique com alguém que você aceite. Ninguém muda ninguém.

Aceitar não quer dizer que você deve ser permissivo com aquilo que te faz mal. Significa que você deve analisar bem aquilo...