Contioutra
Família

O primeiro filho é o mais inteligente, afirmam cientistas alemães

O primeiro filho é o mais inteligente, afirmam cientistas alemães
Cientistas da Universidade de Leipzig, na Alemanha, pesquisaram se o filho primogênito seria realmente o mais inteligente entre os irmãos.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Leipzig, na Alemanha, o filho (ou filha) primogênito seria o mais inteligente entre os irmãos. Veja a seguir porque essa diferença entre o primeiro filho e os demais.

O IQ do primeiro filho nascido seria mais alto, segundo os cientistas, por dois motivos:

– a inteligência do primogênito aumenta através do fato dele ajudar e ensinar os irmãos mais novos. Isso requer dele uma maior concentração e a capacidade de reproduzir o que ele mesmo já aprendeu, o que exercitaria seu cérebro;

– o filho primogênito seria também o único dos filhos que recebe a atenção exclusiva dos pais. Todos os demais irmãos recebem uma atenção dividida. Isso, segundo os pesquisadores, favorece o desenvolvimento de sua inteligência.

Ou seja: essa diferença de inteligência se deve à educação e à criação.  Ela não é resultado de fatores biológicos.

Portanto, se você é mais velho do que seus irmãos e/ou irmãs, é provável que seja o mais esperto ou a mais esperta de todos.

Entretanto, a diferença não é muito grande. Os pesquisadores da Universidade de Leipzig, que realizaram o estudo, estimam uma queda de 1,5 pontos de QI por irmão.

Em famílias com somente dois filhos, o mais velho não é necessariamente mais inteligente. Ele tem uma chance 60% de ter um QI mais elevado, o que dá a seu irmão mais jovem uma forte chance de ultrapassá-lo.

Três estudos envolvendo mais de 20 mil pessoas

Os pesquisadores da Universidade de Leipzig analisaram resultados de três estudos anteriores envolvendo mais de 20.000 pessoas.

A cientista Dr. Julia Rohrer acredita que “um número maior de filhos reduz os recursos dos pais. Enquanto o que nasce primeiro recebe toda a atenção materna e paterna, pelo menos por alguns meses ou anos, os filhos seguintes já nascem tendo que dividir de início os recursos que os pais podem oferecer”.

Outro fator é, como já dito, o fato do irmão mais velho (ou irmã mais velha) desenvolver suas capacidades cognitivas ao assumir um papel de tutor e ensinar o que já sabe aos irmãos. Quando ele explica aos irmãos mais novos, por exemplo, como o mundo funciona, ele mesmo se recorda do que já aprendeu, estrutura melhor seus conhecimentos e melhora assim sua inteligência.

Leia também:

Cuidado com a carência: ela costuma ver amor onde não tem.

Homem macho e a sensibilidade masculina

Ninguém precisa ser grosseiro para ser sincero. Gentileza é bom e todo mundo gosta.

O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser

Gostou? Compartilhe! Obrigado 🙂

Curta Caminhos no Facebook

Você gosta de escrever? Seja um colaborador do site!
Clique aqui para mais informações


Escreva um comentário

Clique aqui para postar um comentário


Curta Caminhos no Facebook