Quanto sono precisam as crianças?
Família Saúde & Bem-estar

Quanto sono precisam as crianças?

O sono é essencial para o desenvolvimento saudável de qualquer criança. Ela precisa dormir bem e o suficiente. Veja a seguir quanto sono precisam as crianças.

O sono é essencial para o desenvolvimento saudável de qualquer criança. Ela precisa dormir bem e o suficiente. Veja a seguir quanto sono precisam as crianças.

Quanto sono precisam os bebês

Crianças recém-nascidas costumam dormir em várias etapas, distribuídas uniformemente durante o dia, chegando a um total de 16 a 18 horas de sono.

Entretanto, elas aprendem rapidamente a diferença entre dia e noite já começam a dormir várias horas seguidas por noite já no segundo mês de vida.

Normalmente, após três a quatro meses de vida, a criança já desenvolve um ritmo claro de dia e noite, contanto que os pais sejam consequentes e mantenham um ritual de horários de dormir, acordar e de refeições.

Quanto sono precisam as crianças pequenas

Com seis meses de idade, quase todas as crianças já encontraram seu ritmo de sono e costumam dormir onze horas por noite e uma ou duas horas durante o dia.

A partir dos dois anos, as crianças continuam tendo a necessidade de dormir de dia, porém somente uma vez, após o almoço. Essa necessidade de dormir de dia desaparece aos poucos entre dois e quatro anos de idade.

Após cinco anos de idade, o sono noturno começa a ficar aos poucos mais curtos, diminuindo aproximadamente 15 minutos por noite.

Quanto sono precisam as crianças em idade escolar e adolescentes

Crianças em idade escolar (7 a 14 anos) precisam de nove a dez horas de sono por noite.

Entre 14 e 17 anos, a maioria dos adolescentes necessitam de aproximadamente 8 hotas de sono. Muitas vezes, crianças nessa idade dormem de acordo com suas obrigações, que aumentam durante a puberdade e com o tanto que desejam e não conforme sua necessidade real de sono. Elas costumam então recuperar nos finais de semana o sono „perdido“ diariamente.

Estudos apontam que entre 12 e 20 anos se deveria na verdade dormir uma hora mais que antes dos 10 anos de idade, pois, nessa fase, as crianças/os adolescentes crescem rapidamente e seu corpo sofre transformações intensas, específicas de cada sexo. É uma fase importante no desenvolvimento e que requer uma maior demanda de energia.

Quando crianças não dormem bem

Para muitos pais, é difícil constatar se seus filhos dormem o tanto quanto precisam, ja que a necessidade de sono é algo individual, variando de pessoa para pessoa, de criança para criança. Portanto, todos os valores indicados de horas de sono é apenas uma base para orientação. Uma diferença de  até duas horas não representa necessariamente qua há problemas de sono.

É importante observar o desenvolvimento da criança para saber se ela está dormindo bem. Indícios de sono infantil insuficiente ou de má qualidade podem ser: cansaço generalizado da criança durante o dia, dificuldades de aprendizagem e de concentração, hiperatividade, agressividade, entre outros.

São diversos os possíveis motivos de distúrbios do sono em crianças:

– Em geral, a causa são os hábitos e o ritmo de vida dos pais, que são passados para os filhos, sem que se considere sua necessidade de dormir mais.

– O uso de aparelhos eletrônicos (computador, televisão, smartphone…) à noite, antes de dormir, prejudicam a qualidade do sono (isso vale também para adultos!)

– Estresse, ambiente barulhento, medo, transtornos psíquicos

– Causas físicas

Caso uma criança não durma bem, é indispensável identificar o motivo, diferenciando entre problemas de hábitos e de saúde (física ou psíquica) da criança. Em caso de problemas de saúde, os pais devem buscar ajuda profissional. Já maus hábitos da família/da criança precisam ser corrigidos pelos próprios pais.

Escreva um comentário

Clique aqui para postar um comentário

Curta Caminhos no Facebook

1.4K