terça-feira, 2 junho 2020

“Não agrade os ingratos, nem sirva aos folgados”

Precisamos parar de tentar agradar aos ingratos, de servir gente folgada, de nutrir amizades duvidosas, para que possamos percorrer somente os encontros verdadeiros.
Início Religião & Espiritualidade Pare de atrair pessoas erradas

Pare de atrair pessoas erradas

- Caminhos recomenda -

Com raríssimas exceções, todo erro é fruto daquilo que chamo do paradigma da fantasia. No livro “O Caminho 3T”, eu explico:

A mente destreinada frequentemente se esforça por encontrar soluções externas para a vida. Em um processo interminável, a pessoa constantemente busca ajustar a realidade externa para adequá-la a seus desejos. Listas de felicidades condicionais são sempre atualizadas. A mente destreinada, portanto, passa muito tempo no futuro, no que chamo de “mundo de fantasia”, sonhando acordada com o que parece um futuro melhor. Basicamente, esses desejos envolvem mudar o futuro de três maneiras: 1) obtendo coisas (novo carro, telefone, casa, etc.), 2) fazendo pessoas cooperarem com seus planos (como encontrando um esposo ou esposa, ou esperando que o patrão trate você melhor), e 3) tendo a esperança de que situações favoráveis surgirão (como obter um emprego, ficar em forma ou fechar um contrato). Como dito anteriormente, é frequente que nada significativo aconteça quando alguém atinge uma dessas metas. Desejos, uma vez que realizados, frequentemente satisfazem muito pouco, e logo outros desejos começam a exercer pressão e assumirem o centro do palco da mente. Viver assim é um dos principais componentes para se ter uma vida muito ruim.”

Pensando assim, facilmente atraímos pessoas erradas para nossa vida, movido a interesses superficiais e mesquinhos, como aparência, prazer sexual, visando lucro e assim por diante.  Essas fantasias de ganho futuro se desmancham e ficamos com “a conta na mão”, de ter que lidar com uma pessoa que, na verdade, nada tem a ver conosco, e que não é boa para nossa vida.

Algumas vezes o erro é a longo prazo, kármico mesmo. Em outras vidas cultivamos desejos e situações que nos forçam, nesta vida, a ter que conviver com pessoas desagradáveis, normalmente na forma de membros da família. Neste caso a situação é diferente e fica valendo a dica que já passei em outros vídeos, de saber se preservar. Talvez você não possa cortar o relacionamento, mas pode criar um espaço, uma distância saudável, no devido tempo, proporcional ao grau de sofrimento que a pessoa lhe direciona.

- Publicidade -

Para as pessoas erradas que já atraiu agora, que não são membros de sua família, minha sugestão é corrigir o quanto antes o erro. Tente registrar a natureza exata do erro que lhe levou a ter esta pessoa na vida. Foi ganância? Foi luxúria? Orgulho? Intoxicação? Veja e grave, para evitar o erro novamente.

Então se afaste da pessoa. Com carinho, amor e de forma honrosa. Mas caia fora. Não se submeta a humilhação, manipulação emocional ou qualquer outra forma de abuso. É fácil saber se uma pessoa está sendo fonte de luz, força e alegria ou não em sua vida. Ninguém é perfeito, mas o “saldo final”, é facilmente percebido. Você tem o dharma de se proteger e se valorizar. Se você não se valorizar, quem vai?

Sempre lembre que você não veio aqui para sofrer, e sim para melhorar. Eu adoro o ditado, “Melhor só do que mal acompanhado”. Aprenda, corrija e siga em sua jornada, buscando cada vez mais agir no dharma, em devoção, de forma que naturalmente atrairá para sua vida, pessoas do dharma e de Deus.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema.

- Publicidade -

A autora/o autor:

Giridhari Das
Giridhari Dashttp://giridhari.com.br/
Giridhari Das é mestre espiritual brasileiro e autor de livros de autoaprimoramento e autorrealização em yoga. Seus ensinamentos podem ser vistos em palestras, livros e vídeos gratuitos na internet e ao vivo no Yoga Resort e Fazenda Retiro que fundou na Chapada dos Veadeiros, o Paraíso dos Pândavas. O foco de seus conhecimentos é o Caminho 3T, onde ele transmite centenas de dicas, fatos e técnicas testadas pelo tempo e confirmadas pela ciência para o autoaperfeiçoamento.
Comente via Facebook

Latest Posts

Muitos sobreviverão à Covid 19, mas permanecerão mortos por dentro

Muitos sobreviverão à Covid 19, mas permanecerão mortos por dentro. E o pior é que teste médico algum é capaz de diagnosticar isso.

Ser gay é falta de gás carbônico

A teoria de que para ser gay nasta respirar pouco gás carbônico, com exemplos concretos e muita ironia. Vale a pena a leitura, mais ainda a reflexão.

Fique com alguém que você aceite. Ninguém muda ninguém.

Aceitar não quer dizer que você deve ser permissivo com aquilo que te faz mal. Significa que você deve analisar bem aquilo...